Escondidinho de carne seca com batata simples


Tempo de preparo: Até 2 horas

Serve: Até 10 porções

Dificuldade: Fácil


Como fazer escondidinho de carne seca com batata

O escondidinho é um prato de simples preparo e com os ingredientes que mais amamos! Aprenda agora a como preparar esse delicioso e prático escondidinho de carne seca com batata e se delicie com a melhor refeição já feita!


Para combinar e terminar o dia ainda melhor, prepare uma sobremesa com nossas receitas de bolos.

escondidinho de carne seca com batata

Ingredientes – Escondidinho de carne seca com batata

500g de carne seca (traseiro)
1kg de mandioca (sem casca)
4 batatas médias
Folhas de louro
2 colheres (chá) de sal (para a mandioca e batata)
100g de bacon picado
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 tomate picado sem sementes
1 pimenta dedo de moça (1/2 sem sementes) picada
1 punhado de cheiro verde picado
1 colher (chá) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
Requeijão cremoso para gratinar a gosto (opcional)
100g de queijo parmesão ralado para gratinar

Modo de preparo

1. Comece cortando as mandiocas descascadas em pedaços. Coloque as mandiocas cortadas em uma panela de pressão com três folhas de louro e uma colher de chá de sal. Adicione água à panela, cobrindo com a água de dois a três dedos acima do nível das mandiocas.
2. Leve a fogo alto e, depois que pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos.
3. Enquanto a mandioca cozinha, descasque e corte as batatas em cubinhos. Leve as batatas cortadas para uma panela com água fervente. Acrescente uma colher (chá) de sal na água com batatas e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que as batatas estejam molinhas. Escorra a água e reserve as batatas.
4. Corte a carne seca em cubinhos e lave em um escorredor de macarrão. Leve a carne a uma panela de pressão e cubra com água, ao menos dois dedos acima da carne. Para tirar o sal da carne seca, cozinhe por 25 minutos a partir do momento em que a panela pegou pressão.
5. Escorra a água e prove a carne. Se ela já estiver dessalgada, então já está pronta. Caso ainda esteja muito salgada, repita a operação. Quando estiver dessalgada, com a ajuda de um garfo, desfie a carne seca e reserve;.
6. Em uma frigideira grande, doure o bacon e refogue a cebola por uns dois minutinhos ou até ficar transparente. Adicione o alho picado e refogue também. Adicione a pimenta dedo de moça picada. Depois de tudo refogado, acrescente a carne seca à frigideira.
7. Misture muito bem e adicione o tomate. Finalize com cheiro verde picado e reserve.
8. Tire a mandioca da pressão e escorra a água. Com a ajuda de um garfo ou espremedor de batatas, amasse as batatas e mandiocas e transfira para uma panela.
9. Depois de tudo amassado, adicione a manteiga e o leite. Misture tudo em fogo baixo até que fique uma mistura bem homogênea.
10. Em um refratário, coloque uma camada de purê e espalhe bem, cobrindo todo o fundo. Acrescente a carne seca e espalhe sobre a camada de purê. Cubra toda a carne seca com o restante do purê.
11. Acrescente uma camada de requeijão cremoso e, por cima do requeijão, cubra com uma camada de queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a uma temperatura média (230°C) por aproximadamente 20 minutos ou até gratinar.

 

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O RECEITA DA HORA
© 2019 - Receita da Hora